Projeto de Lei da Deputada Aderlânia Obriga Escolas, Creches e Hospitais do Ceará a Instalarem Brinquedotecas

IMG 20170720 WA0092O Projeto de Lei de autoria da Deputada Estadual Aderlânia Noronha (SD), dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de Brinquedotecas nos hospitais e unidades de saúde, escolas e creches do Estado do Ceará.

As brinquedotecas hospitalares têm por objetivos ajudar na recuperação da criança doente, bem como favorecer a comunicação e a expressão das vivências da criança com problemas de saúde, além de permitir a interiorização e a solução dos mesmos.

A Deputada Aderlânia Noronha explicou que essa é uma forma de humanizar o atendimento de hospitais e unidades de saúde. “Diminui o sofrimento da criança, facilita o tratamento dela e a ciência médica já comprovou através de pesquisas que esse beneficio para a criança internada reduz o tempo de internação”, comenta.

Já as brinquedotecas escolares e em creches oferecem um espaço de brincadeiras para que as crianças realizem suas próprias escolhas. Elas permitem um ambiente de observação e de reflexão para que os profissionais conheçam melhor as crianças e ajudem a desenvolvê-las, bem como estimulam e favorecem as relações entre pais e filhos, educadores e crianças e entre as próprias crianças, além de cooperar com os pais, orientando-os para a escolha de brinquedos e evitando o consumo exagerado.

"Criar novos espaços lúdicos para que a criança brinque, em uma época em que tudo é tecnologia, é um grande desafio para todos. Esta problemática torna-se mais grave para as crianças cuja as famílias possuem pouco poder aquisitivo e, por conta disso, acabam sofrendo algum tipo de exclusão. Como resposta a esta realidade, vem se desenvolvendo em distintos países do mundo, espaços como a Brinquedoteca, que possibilita o enriquecimento educativo, a socialização, estimula a criatividade, o lazer, o sentir e o explorar”, explicou a Deputada.

O que são Brinquedotecas

As brinquedotecas são espaços preparados para estimular as crianças a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e lúdico. A finalidade é fazer com que através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaça suas necessidades e aprenda a se comunicar, liberar suas emoções, desenvolver suas criatividades, adquirir conhecimentos, desenvolver sua autoestima e socializar.

Fonte: jornalista Rute Farias

Centro - Parambu - Ceará