Projeto de Lei da Deputada Aderlânia Obriga Escolas, Creches e Hospitais do Ceará a Instalarem Brinquedotecas

IMG 20170720 WA0092O Projeto de Lei de autoria da Deputada Estadual Aderlânia Noronha (SD), dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de Brinquedotecas nos hospitais e unidades de saúde, escolas e creches do Estado do Ceará.

As brinquedotecas hospitalares têm por objetivos ajudar na recuperação da criança doente, bem como favorecer a comunicação e a expressão das vivências da criança com problemas de saúde, além de permitir a interiorização e a solução dos mesmos.

A Deputada Aderlânia Noronha explicou que essa é uma forma de humanizar o atendimento de hospitais e unidades de saúde. “Diminui o sofrimento da criança, facilita o tratamento dela e a ciência médica já comprovou através de pesquisas que esse beneficio para a criança internada reduz o tempo de internação”, comenta.

Já as brinquedotecas escolares e em creches oferecem um espaço de brincadeiras para que as crianças realizem suas próprias escolhas. Elas permitem um ambiente de observação e de reflexão para que os profissionais conheçam melhor as crianças e ajudem a desenvolvê-las, bem como estimulam e favorecem as relações entre pais e filhos, educadores e crianças e entre as próprias crianças, além de cooperar com os pais, orientando-os para a escolha de brinquedos e evitando o consumo exagerado.

 "Criar novos espaços lúdicos para que a criança brinque, em uma época em que tudo é tecnologia, é um grande desafio para todos. Esta problemática torna-se mais grave para as crianças cuja as famílias possuem pouco poder aquisitivo e, por conta disso, acabam sofrendo algum tipo de exclusão. Como resposta a esta realidade, vem se desenvolvendo em distintos países do mundo, espaços como a Brinquedoteca, que possibilita o enriquecimento educativo, a socialização, estimula a criatividade, o lazer, o sentir e o explorar”, explicou a Deputada.

O que são Brinquedotecas

As brinquedotecas são espaços preparados para estimular as crianças a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente apropriado e lúdico. A finalidade é fazer com que através dos jogos, das brincadeiras e brinquedos a criança satisfaça suas necessidades e aprenda a se comunicar, liberar suas emoções, desenvolver suas criatividades, adquirir conhecimentos, desenvolver sua autoestima e socializar.

Fonte: jornalista Rute Farias

 

Qual serviço você procura?


icone agricultura
Agricultura


icone assistencia
Assistência Social


icone cultura
Cultura

icone educacao
Educação

icone esportes
Esportes

icone financas
Finanças

icone infraestrutura
Infraestrutura

icone planejamento
Planejamento

icone meioambiente
Meio Ambiente

icone saúde
Saúde

icone segurança
Segurança

icone transporte
Transporte

 

 

ENDEREÇO E CONTATOS

Rua Juscelino Kubitschek, nº 85
Centro - Parambu - Ceará
(88) 3448-1780
logo rodape

PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS 

facebook twitter