IBGE Cria Comissão Para Realização do Censo Agropecuário de Parambu

reuniao ibge 4O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realizou na tarde dessa quarta feira, 19 de julho, no salão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parambu, uma importante reunião para formação da Comissão que irá acompanhar o Censo Agropecuário que será realizado em Parambu no Mês de Outubro.

A reunião contou com presenças de lideranças sindicais, entidades governamentais e não governamentais, representante da Secretaria de Agricultura e Pecuária do município, Secretário Wandenberg Costa (Secretaria de Agricultura e Pecuária), vereadores e técnicos do IBGE.

O objetivo foi também traçar metas para que o Censo Agropecuário 2017, que será realizado em Parambu, possa ser o mais completo possível, já que o último Censo realizado no município foi no ano de 2006. "As informações sobre o município estão ultrapassadas, trazendo grandes prejuízos ao homem do campo", disse o Secretário Wandenberg. Segundo ele a Administração Construindo Um Novo Tempo através da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Parambu estará dando total apoio e suporte para a realização desse trabalho aqui em Parambu.

CENSO AGROPECUÁRIO

O censo agropecuário é o levantamento de informações sobre estabelecimentos agropecuários, florestais e/ou aquícolas de todos os municípios de um país. Objetivo da pesquisa: atualizar dados de censos anteriores, fornecer informações sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária.

Censo Agropecuário 2017

Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação

O Censo Agropecuário investigará os estabelecimentos agropecuários e as atividades neles desenvolvidas, obtendo informações detalhadas sobre as características do produtor e do estabelecimento, bem como sobre a economia e o emprego no meio rural, no que diz respeito à agricultura, pecuária e agroindústria.

Nesta edição da pesquisa, além de informações sobre as diferentes práticas agrícolas, formas de ocupação da área, manejo e conservação do solo, utilização de agrotóxicos, agricultura orgânica, atividades aquícolas e disponibilidade de água no estabelecimento, e tudo sobre a agricultura familiar. Visando também conhecer quantos são, onde estão e o que produzem os agricultores e empreendedores familiares rurais no País, o IBGE atende, assim, uma importante demanda por estatísticas oficiais sobre o tema.

Fonte - Secretaria de Agricultura e Pecuária

Centro - Parambu - Ceará