Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz Será Lançado em Parambu Nessa Quarta Feira

cranca
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social anunciou através da FM Novo Tempo, que o Programa CRIANÇA FELIZ será lançado oficialmente em Parambu, nessa quarta feira, 04 de Outubro de 2017, no salão da terceira idade na Praça da Juventude.

O Programa foi lançado em nível federal a um ano,  e tem alcançado adesão da maioria dos Estados, DF e municípios brasileiros. Dentre estes, o Ceará lançou o Programa em Junho do corrente ano e agora será lançado nesta municipalidade, beneficiando Familias com Gestantes e crianças de 0 a 6 anos de idade, assistidas pelos programas; Bolsa Família e Benefício de prestação Continuada - BPC.

A responsável em supervisionar e implantar o programa em nível municipal, ( a Assistente Social Lícia Feitosa) participou do Tribuna do Povo e explicou a população como funciona o programa. Na ocasião, convidou a População para o lançamento na próxima quarta feira, a partir das 08h da manhã, na Praça da juventude, enfatizando o público alvo: famílias com gestantes, crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do programa Bolsa Família, bem como, crianças de 0 a 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada - BPC/ deficiente (valor de um salário mínimo transferido para a pessoa com deficiência - "Amparo social").

Conheça o Programa Criança Feliz

O Governo Federal planeja ajudar milhões de famílias com crianças de zero a seis anos, fazendo com que essas crianças tenham um desenvolvimento integral em todas as áreas de suas vidas, potencializando a construção de uma sociedade mais justa, equânime e fraterna.

O que é o programa Criança Feliz

Proposto pela primeira dama Marcela Temer, é um programa de iniciativa do Governo Federal que em parceria com os demais níveis de governo, visa ampliar a rede de atenção a primeira Infância, possibilitando as famílias com crianças de 0 a 6 anos, instrumentos capazes de promover um melhor desenvolvimento cognitivo, emocional e psicossocial de suas crianças.
A execução do programa dar-se-á de forma intersetorial. Aqui no municipio está estruturado da seguinte maneira: comitê gestor constituído por representações da Secretaria do Trabalho e Assistência Social; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Cultura; Secretaria Municipal de Agricultura e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - COMDCA. Coordenação do programa sob a responsabilidade da senhora Nádia Karinny Mateus Tomaz e Supervisora (Assistente Social) -  Lícia Feitosa e Visitadoras (profissionais de nível médio) - Juliana Rodrigues; Larissa Fernanda; Naftali; Antônia Clarinda. Essas profissionais estarão interagindo com as famílias que farão adesão ao programa, desenvolvendo o método CDC - cuidado com o desenvolvimento da criança, método cedido pelo Unicef e Organização Mundial de Saúde (OMS). Os visitadores vão orientar os cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida e proporcionarão vínculos entre as famílias e os serviços de assistência, saúde, educação, Cultura, segurança alimentar, e defesa de direitos. Assim se estabelece os pilares do programa: visitas domiciliares e ações intersetorias. O nosso intuito é fazer com que se concretize a promoção do desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral facilitando o acesso da gestante, das crianças e suas famílias, as políticas e serviços públicos de que necessitem.

O Programa Criança Feliz dá dinheiro?

Não, esse programa não se trata de uma iniciativa de distribuição de renda, mas sim de valorização do desenvolvimento humano. busca o acompanhamento das famílias mais de perto através das visitas domiciliares com atividades adequadas e fortalecendo vínculos afetivos e familiares. Assim, será possível acompanhar e orientar melhor as famílias para que possuam um desenvolvimento humano mais acelerado.

Para que serve o programa Criança Feliz

O programa Criança Feliz serve para que crianças, principalmente das famílias mais sensíveis as vulnerabilidades, tenham um acompanhamento adequado, conseguindo se desenvolver e criar bases para uma vida próspera e feliz.

Por tudo isso, é importante que ele seja aplicado em todos os estados brasileiros, principalmente no Norte e nordeste do país, local no qual a mortalidade infantil é enorme e a desnutrição nessa faixa etária de 0 a 6 anos acaba sendo um grande problema de saúde pública.

Nesse sentido, o programa serve como amparo para as próprias famílias, que não sabem o que fazer para garantir uma educação melhor para os seus filhos e um desenvolvimento adequado.

Quais são os objetivos

O objetivo principal desse programa é conseguir promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, fortalecer os vínculos e laços afetivos, orientações Gerais e desenvolvimento de atividades e estímulos adequados e promover melhor acesso aos bens e serviços publicos. Isso é possível!

Com esse programa, o Governo espera contribuir favoravelmente para a  reversão do quadro bastante delicado que a situação da infância Tem enfrentado no Brasil.
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Parambu se coloca ao inteiro dispor para quaisquer esclarecimentos.

Centro - Parambu - Ceará
logo rodape