Foi um Sucesso o Lançamento do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, em Instância Municipal

crianca 46
Em clima de grande alegria e entusiasmo, o Prefeito municipal de Parambu, no ato representado pelo o secretário institucional de governo, Huanderson Feitosa, juntamente com a coordenadora  (Nádia Karinny Tomaz) e a supervisora do Programa (Lícia Feitosa), honrosamente declararam abertos os trabalhos  inerentes ao Programa Criança Feliz.
 
A manhã desta quarta-feira 04/10, trouxe a população parambuense a maravilhosa noticia do inicio efetivo do Programa Primeira Infância no SUAS o Criança Feliz. Tal programa tem seus pilares arraigados na proteção e desenvolvimento da criança desde o período gestacional até os seis anos de vida, contemplando toda primeira infância, momento em que a criança está absolutamente apta a apreender e desenvolver habilidades como falar, andar, correr, pensar e resolver problemas. E que necessitam, primordialmente de estímulos adequados através de atividades e brincadeiras nas diferentes idades, facilitando a construção e fortalecimentos de vínculos e afetos e o progresso e desenvolvimento das crianças.
 
Um outro importante pilar do programa é o comitê gestor instituído por decreto municipal, articulado e formulado por representantes das secretarias de Assistência Social; Saúde; Educação; cultura; Agricultura e COMDCA. Esse Comitê nasce com a proposta de garantir o trabalho intersetorial ao qual o Criança Feliz se propõe.
 
No que concerne a execução do programa, afirmamos ser promovido nas territorialidades dos CRAS I e II assegurando seu caráter de vinculo com a proteção social básica  e o Serviço de Proteção e Atenção Integral a Família – PAIF, através de visitas domiciliares por técnicos de nível médio devidamente capacitados para esta função e com a participação e acompanhamento pela supervisora que será principal articuladora entre as famílias acompanhadas e apreciação das demandas solicitadas por estas ao leva-las ao comitê Gestor facilitando o acesso dessas crianças e suas famílias aos bens e serviços públicos afiançados pelas politicas publicas e setoriais afetas a esse programa e aplicadas nesse município.
 
O evento contou com a nobre participação do publico alvo: Grávidas e crianças até 6 anos, bem como grande participação de toda sociedade, envolvendo vereadores(a), secretários(as), profissionais liberais, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiras, profissionais de nível médio, sindicalistas e toda sociedade civil. 
 
Em suas falas, vereadores e secretários destacaram a importância do Programa. O Vereador Vital fez sua analogia comparando o programa a fecundidade e cuidados coma terra fértil e bem adubada e regada para o desenvolvimentos de boas semente, plantas, arvores frondosas e bons frutos, percebendo o valor do acompanhamento gestacional e das crianças para gozarem de um futuro prospero e feliz. Nessa linha de raciocínio, o vereador Thiago enfatizou a importância de uma base bem construída, de um alicerce bem feito que favoreça na família, um ambiente salutar para desenvolvimento das potencialidades de nossas crianças e com interlocução do vereador Marcos Alex enfatizaram quão valioso é o fortalecimento da intersetorialidade para que efetivamente o programa se desenvolva. A secretária de Saúde fez alusão a responsabilidade dos entes federados para assegurar as gravidas um parto humanizado e se apropriarem do cuidado gestacional e infantil.
 
Enfim os pronunciamentos coadunaram com a proposta do programa e as falas da Coordenadora e supervisora do programa em nível municipal que é o de fortalecer os vínculos familiares e o exercício da parentalidade e estimular adequadamente as crianças para um desenvolvimento integral.
 
Texto - Lícia Feitosa - Fotos - PMP Mídia - Jéferson e Hemerson
 
 
 
 

 

Qual serviço você procura?


icone agricultura
Agricultura


icone assistencia
Assistência Social


icone cultura
Cultura

icone educacao
Educação

icone esportes
Esportes

icone financas
Finanças

icone infraestrutura
Infraestrutura

icone planejamento
Planejamento

icone meioambiente
Meio Ambiente

icone saúde
Saúde

icone segurança
Segurança

icone transporte
Transporte

 

 

ENDEREÇO E CONTATOS

Rua Juscelino Kubitschek, nº 85
Centro - Parambu - Ceará
(88) 3448-1780
logo rodape

PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS 

facebook twitter