Foi um Sucesso o Lançamento do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, em Instância Municipal

crianca 46
Em clima de grande alegria e entusiasmo, o Prefeito municipal de Parambu, no ato representado pelo o secretário institucional de governo, Huanderson Feitosa, juntamente com a coordenadora  (Nádia Karinny Tomaz) e a supervisora do Programa (Lícia Feitosa), honrosamente declararam abertos os trabalhos  inerentes ao Programa Criança Feliz.

A manhã desta quarta-feira 04/10, trouxe a população parambuense a maravilhosa noticia do inicio efetivo do Programa Primeira Infância no SUAS o Criança Feliz. Tal programa tem seus pilares arraigados na proteção e desenvolvimento da criança desde o período gestacional até os seis anos de vida, contemplando toda primeira infância, momento em que a criança está absolutamente apta a apreender e desenvolver habilidades como falar, andar, correr, pensar e resolver problemas. E que necessitam, primordialmente de estímulos adequados através de atividades e brincadeiras nas diferentes idades, facilitando a construção e fortalecimentos de vínculos e afetos e o progresso e desenvolvimento das crianças.

Um outro importante pilar do programa é o comitê gestor instituído por decreto municipal, articulado e formulado por representantes das secretarias de Assistência Social; Saúde; Educação; cultura; Agricultura e COMDCA. Esse Comitê nasce com a proposta de garantir o trabalho intersetorial ao qual o Criança Feliz se propõe.

No que concerne a execução do programa, afirmamos ser promovido nas territorialidades dos CRAS I e II assegurando seu caráter de vinculo com a proteção social básica  e o Serviço de Proteção e Atenção Integral a Família – PAIF, através de visitas domiciliares por técnicos de nível médio devidamente capacitados para esta função e com a participação e acompanhamento pela supervisora que será principal articuladora entre as famílias acompanhadas e apreciação das demandas solicitadas por estas ao leva-las ao comitê Gestor facilitando o acesso dessas crianças e suas famílias aos bens e serviços públicos afiançados pelas politicas publicas e setoriais afetas a esse programa e aplicadas nesse município.

O evento contou com a nobre participação do publico alvo: Grávidas e crianças até 6 anos, bem como grande participação de toda sociedade, envolvendo vereadores(a), secretários(as), profissionais liberais, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiras, profissionais de nível médio, sindicalistas e toda sociedade civil.

Em suas falas, vereadores e secretários destacaram a importância do Programa. O Vereador Vital fez sua analogia comparando o programa a fecundidade e cuidados coma terra fértil e bem adubada e regada para o desenvolvimentos de boas semente, plantas, arvores frondosas e bons frutos, percebendo o valor do acompanhamento gestacional e das crianças para gozarem de um futuro prospero e feliz. Nessa linha de raciocínio, o vereador Thiago enfatizou a importância de uma base bem construída, de um alicerce bem feito que favoreça na família, um ambiente salutar para desenvolvimento das potencialidades de nossas crianças e com interlocução do vereador Marcos Alex enfatizaram quão valioso é o fortalecimento da intersetorialidade para que efetivamente o programa se desenvolva. A secretária de Saúde fez alusão a responsabilidade dos entes federados para assegurar as gravidas um parto humanizado e se apropriarem do cuidado gestacional e infantil.

Enfim os pronunciamentos coadunaram com a proposta do programa e as falas da Coordenadora e supervisora do programa em nível municipal que é o de fortalecer os vínculos familiares e o exercício da parentalidade e estimular adequadamente as crianças para um desenvolvimento integral.

Texto - Lícia Feitosa - Fotos - PMP Mídia - Jéferson e Hemerson

Centro - Parambu - Ceará