Município de Parambu é Beneficiado Com o Programa Mais Infância Ceará

mais infanciaO Município de Parambu será beneficiado com o Programa MAIS INFÂNCIA CEARÁ que será lançado oficialmente no município nessa quarta feira, 20 de dezembro, no Auditório da Praça da juventude, a partir das 8h da manhã.O Programa irá beneficiar de início 289 famílias de baixa renda em todo o município de Parambu.
O Mais Infância Ceará é uma espécie de CARTÃO GENTE que foi idealizado e criado em Parambu, pelo Deputado Federal Genecias Noronha. Cada família receberá uma complementação de renda no valor de 85,00, para tanto tem que obedecer aos critérios estabelecidos pelo Programa.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social Nilda Noronha anunciou o lançamento do Programa no Município e está convidando toda a população para participar.

CONVITE

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social convida toda a população para prestigiar o lançamento do Programa Mais Infância Ceará, que acontecerá nessa quarta feira, dia 20 de dezembro, às 8h da manhã no Auditório da Praça da Juventude. É muito importante a participação de todos na celebração do termo de parceria entre Estado e Município que marcará o lançamento do Cartão Mais Infância nesta municipalidade, para juntos colaborarmos com as famílias mais vulneráveis, selecionadas para esse programa de transferência de renda. Enfatizamos a importância da presença de cada um para honrosa participação neste ato que contará com a presença do nosso excelentíssimo Sr. Prefeito, Raimundo Filho.

Entenda o Programa Mais Infância Ceará

Pilares do programa

O Mais Infância Ceará visa fortalecer o diálogo intersetorial do Estado com seus municípios e o Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI); promover a rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; construir e reformar Espaços Públicos Adequados ao Desenvolvimento Infantil (EPADIs), além de fomentar a parceria público-privada no EPADIs; apoiar os municípios na qualificação dos Centros de Educação Infantil – CEIs e a formação de profissionais, pais e cuidadores para atuarem e promoverem o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculo, além de instalar o projeto-piloto do Espaço para o Desenvolvimento Infantil.

O programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três dimensões:

Tempo de Crescer: compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e integrada, reconhecendo que o bem-estar físico e intelectual de crianças, bem como seu desenvolvimento socioemocional e cognitivo, estão inter-relacionados. Para este fim, propõe-se à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores, além da implantação dos Programas de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN) e de Assistência à Família, que compreendem a realização de visitas domiciliares para acompanhamento e orientação dos pais e/ ou responsáveis de crianças de 0 a 5 anos, para atender, inicialmente, 36 municípios do Estado com menor IDH (SEDUC/STDS).

Tempo de Brincar: foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade, por isso pretende construir e revitalizar espaços lúdicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira com a implantação de Espaços Públicos Adequados para o Desenvolvimento Infantil – EPADIs.

Tempo de Aprender: entende a escola como direito de todos, buscando atender a meta de universalizar a oferta de pré-escola e ampliar a oferta de creches. Visa apoiar a construção e a qualificação dos Centros de Educação Infantil – CEIs, além do fortalecimento das famílias para o cuidado e promoção do desenvolvimento de seus filhos.