Lançado Com Sucesso em Parambu o Programa Mais Infância Ceará

mais infancia 43A Administração Parambu Cada Vez Melhor em Parceria com o Governo do Estado do Ceará, lançaram na manhã dessa quarta feira, 20 de dezembro, o PROGRAMA Mais Infância Ceará, que trará grandes benefícios para mais de 289 famílias do município.

O evento, que foi realizado no Auditório da Praça da Juventude, contou com a participação de muitas autoridades municipais e a população parambuense que compareceu em massa para prestigiar esse momento importante para Parambu.

O Prefeito Filho Noronha representou o municipio, ao lado da Senhora Tereza Serra (Secretária Executiva do Conselho Estadual de Assistência Social), que na oportunidade representou o Governo do Estado do Ceará.

Durante a solenidade o Prefeito assinou a adesão ao Programa, ao lado da Secretária Nilda Noronha (Trabalho e Assistência Social), que irá gerenciar o programa no municipio.

As famílias beneficiadas estiveram presentes e acompanharam uma palestra com a representante do estado, falando sobre as condicionalidades do Programa.

Estiveram presentes também ao evento, os Secretários Municipais: Nida Noronha (Secretária do Trabalho e Assistência Social), Enilzete Noronha (Saúde), Keyly Torquato (Educação), Antão Roques (Infraestrutura), Wandenberg Costa (Agricultura e Pecuária), Júlio Freitas (Esportes), Deladier Feitosa (Segurança), Nézio (Secretário de Transportes), Costa Júnior (Planejamento). VEREADORES: Thiago Gomes, Vilamar Carvalheiro, Marcos Alex, Vital Feitosa e Fátima Feitosa; além de representantes de todos os equipamentos da assistência social, entidades não governamental e a sociedade em geral.

O Prefeito Filho Noronha se pronunciou e disse que o municipio de Parambu está aberto a qualquer parceria que venha para beneficiar o povo, agradeceu ao público presente e ressaltou a importancia da participação de todos nesse grande momento.

O Programa irá beneficiar de início 289 famílias de baixa renda em todo o município de Parambu. Cada família receberá uma complementação de renda no valor de 85,00, para tanto tem que obedecer aos critérios estabelecidos pelo Programa.

Entenda o Programa Mais Infância Ceará

Pilares do programa

O Mais Infância Ceará visa fortalecer o diálogo intersetorial do Estado com seus municípios e o Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil (CPDI); promover a rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; construir e reformar Espaços Públicos Adequados ao Desenvolvimento Infantil (EPADIs), além de fomentar a parceria público-privada no EPADIs; apoiar os municípios na qualificação dos Centros de Educação Infantil – CEIs e a formação de profissionais, pais e cuidadores para atuarem e promoverem o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculo, além de instalar o projeto-piloto do Espaço para o Desenvolvimento Infantil.

O programa busca contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em três dimensões:

Tempo de Crescer: compreende que o desenvolvimento infantil requer uma abordagem integral e integrada, reconhecendo que o bem-estar físico e intelectual de crianças, bem como seu desenvolvimento socioemocional e cognitivo, estão inter-relacionados. Para este fim, propõe-se à construção de uma rede de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários através de serviços e formações que contemplem profissionais, pais e cuidadores, além da implantação dos Programas de Apoio ao Desenvolvimento Infantil (PADIN) e de Assistência à Família, que compreendem a realização de visitas domiciliares para acompanhamento e orientação dos pais e/ ou responsáveis de crianças de 0 a 5 anos, para atender, inicialmente, 36 municípios do Estado com menor IDH (SEDUC/STDS).

Tempo de Brincar: foca nos benefícios do jogo infantil para o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional das crianças, além do convívio familiar, da socialização e de sua integração à cultura de sua comunidade, por isso pretende construir e revitalizar espaços lúdicos que garantam o direito da criança ao brinquedo e à brincadeira com a implantação de Espaços Públicos Adequados para o Desenvolvimento Infantil – EPADIs.