Parambu é o Único Município da Regional de Saúde Que Recebe Prêmio de Bom Resultado no Combate ao Aedes Aegypti

mosquito
O Município de Parambu foi classificado com o Prêmio de bom resultado de combate ao Aedes Aegypti. O único na Região que conseguiu esse feito.

A Secretária de Saúde Dra. Enilzete informou a nossa reportagem que este é o fruto de um grande trabalho realizado pela Gestão de Saúde e pela Gestão Municipal que não tem medido esforços para realizar um trabalho eficaz no combate a essas doencas que tem prejudicado muito a população como um todo.

A Secretária destacou o trabalho dos Coordenadores, em especial a Dra. Valezka e os ACE (Agentes Comunitários de Endemias), o Comitê de Combate ao Aedes Aegypti, a todos que fazem a gestão de saúde e gestão municipal.
" Parambu está de parabens, mais uma vitória para a saúde de Parambu", disse Enilzete Noronha.

Mais uma vez a saúde de Parambu é destaque e recebe como incentivo mais de 105 Mil Reais.

A MATÉRIA

Cai o número de cidades com alta infestação pelo Aedes aegypti no Ceará
De acordo com levantamento, 54% municípios apresentaram baixa infestação pelo Aedes aegypti.

Cem dos 184 municípios cearenses apresentaram baixa infestação pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. De acordo com o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do ano, houve redução proporcional de 65,85%, passando de 45 em 2017 para 19 em 2018.

Realizaram o primeiro LIRAa do ano 183 dos 184 municípios cearenses e 54,64% apresentaram baixa infestação, 34,97% média infestação e 10,38% alta infestação.

Pelo LIRAa, estão em situação de risco municípios com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4% dos imóveis. Em situação de alerta estão os municípios com IIP entre 1% e 3,9%, média infestação, e, em situação satisfatória, os municípios com IIP abaixo de 1%.

LIRAa

O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) é um método amostral que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos de maneira rápida. Ocorre em quatro etapas: planejamento com definição da amostra, execução da pesquisa, análise e avaliação dos resultados. Municípios que possuam mais de dois mil imóveis na zona urbana estão aptos a realizar o LIRAa.

A ferramenta permite aos profissionais que atuam no controle vetorial do Aedes aegypti no município, identificar e classificar os principais tipos de depósitos em que os focos do vetor foram encontrados, direcionando assim as ações de controle.

Fonte - G1 Ceará e Site do Governo do Estado do Ceará

VEJA o RESULTADO