Parambu é o Único Município da Regional de Saúde Que Recebe Prêmio de Bom Resultado no Combate ao Aedes Aegypti

mosquito
O Município de Parambu foi classificado com o Prêmio de bom resultado de combate ao Aedes Aegypti. O único na Região que conseguiu esse feito.
 
A Secretária de Saúde Dra. Enilzete informou a nossa reportagem que este é o fruto de um grande trabalho realizado pela Gestão de Saúde e pela Gestão Municipal que não tem medido esforços para realizar um trabalho eficaz no combate a essas doencas que tem prejudicado muito a população como um todo.
 
A Secretária destacou o trabalho dos Coordenadores, em especial a Dra. Valezka e os ACE (Agentes Comunitários de Endemias), o Comitê de Combate ao Aedes Aegypti, a todos que fazem a gestão de saúde e gestão municipal. 
" Parambu está de parabens, mais uma vitória para a saúde de Parambu", disse Enilzete Noronha.
 
Mais uma vez a saúde de Parambu é destaque e recebe como incentivo mais de 105 Mil Reais.
 
A MATÉRIA
 
Cai o número de cidades com alta infestação pelo Aedes aegypti no Ceará
De acordo com levantamento, 54% municípios apresentaram baixa infestação pelo Aedes aegypti.
 
Cem dos 184 municípios cearenses apresentaram baixa infestação pelo mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. De acordo com o primeiro Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) do ano, houve redução proporcional de 65,85%, passando de 45 em 2017 para 19 em 2018.
 
Realizaram o primeiro LIRAa do ano 183 dos 184 municípios cearenses e 54,64% apresentaram baixa infestação, 34,97% média infestação e 10,38% alta infestação.
 
Pelo LIRAa, estão em situação de risco municípios com Índice de Infestação Predial (IIP) acima de 4% dos imóveis. Em situação de alerta estão os municípios com IIP entre 1% e 3,9%, média infestação, e, em situação satisfatória, os municípios com IIP abaixo de 1%.
 
LIRAa
 
O Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) é um método amostral que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos de maneira rápida. Ocorre em quatro etapas: planejamento com definição da amostra, execução da pesquisa, análise e avaliação dos resultados. Municípios que possuam mais de dois mil imóveis na zona urbana estão aptos a realizar o LIRAa.
 
A ferramenta permite aos profissionais que atuam no controle vetorial do Aedes aegypti no município, identificar e classificar os principais tipos de depósitos em que os focos do vetor foram encontrados, direcionando assim as ações de controle.
 
Fonte - G1 Ceará e Site do Governo do Estado do Ceará
 
                             VEJA o RESULTADO
PMP Mídia

WhatsApp Share

 

Qual serviço você procura?


icone agricultura
Agricultura


icone assistencia
Assistência Social


icone cultura
Cultura

icone educacao
Educação

icone esportes
Esportes

icone financas
Finanças

icone infraestrutura
Infraestrutura

icone planejamento
Planejamento

icone meioambiente
Meio Ambiente

icone saúde
Saúde

icone segurança
Segurança

icone transporte
Transporte

 

 

ENDEREÇO E CONTATOS

Rua Juscelino Kubitschek, nº 85
Centro - Parambu - Ceará - CEP 63.680-000
(88) 3448-1780
PARAMBU logo 2017

PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS 

icon facebook  icon twitter  icon instagram