Praça da Juventude Está Pronta Para Ser Inaugurada

praca juventude 13A Administração Construindo Um Novo Tempo informou através da Secretaria de Infraestrutura, que a PRAÇA DA JUVENTUDE está concluida e pronta para ser entregue a população parambuense, nos próximos dias.

O Secretário Antão Roques de Freitas esteve pessoalmente acompanhando os últimos detalhes do serviço, e nos informou que o moderno equipamento será oficialmente entregue pela administração municipal, assim que for marcada a data, o que deve acontecer na próxima semana.

Segundo o Secretário o Prefeito Filho Noronha, que tem acompanhado de perto o andamento das obras, sentará com sua assessoria e será agendada uma grande festa para inauguração da importante obra, muito esperada pela juventude parambuense.

A Praça da Juventude, importante equipamento que promoverá a cultura o esporte e o lazer dos jovens parambuenses, foi adiquirida através de recursos viabilizados pelo Deputado Federal Genecias Noronha, para serem investidos em Parambu.

O projeto Praça da Juventude foi criado em 2007 com o objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população que pudesse, ao mesmo tempo, tornar-se ponto de encontro e referência para a juventude. Mais do que um espaço físico para a prática de esportes, a Praça da Juventude é uma área de convivência comunitária onde são realizadas também atividades culturais, de inclusão digital e de lazer para a população de todas as faixas etárias.

O Projeto

Praça da Juventude é um projeto destinado a comunidades situadas em espaços urbanos com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e de lazer que alia saúde, bem estar e qualidade de vida a atividades socioeducativas diversificadas. Atividades que, além de democratizarem o acesso ao esporte e ao lazer, incentivam a inclusão digital e a produção cultural e científica, constituindo-se em um amplo espaço de convivência comunitária. Na prática, é uma área de, no mínimo, sete mil m² com um grande ginásio poliesportivo que, em funcionamento pleno, oferecerá um novo gás à população, possibilitando que se reconheçam como cidadãos de direitos e deveres no exercício legítimo e diário de sua cidadania.

Concebido pelo Ministério do Esporte e implementado com governos estaduais e municipais, o projeto Praça da Juventude conta ainda com a parceria do Ministério da Justiça, por intermédio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O Pronasci oferece condições para que as Praças da Juventude possam se consolidar como organizações efetivas e integradas à vida comunitária. Existe uma forte complementaridade entre esses dois programas quanto aos seus objetivos de educar, ressocializar e apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social.

O projeto Praça da Juventude abre o placar para uma nova fase na concepção da infraestrutura esportiva. Isso porque, desde a sua criação, o Ministério do Esporte vem consolidando e ampliando sua atuação como principal agente de planejamento, formulação e implantação de políticas públicas para o setor no país. Em sua pauta, três objetivos prioritários:

Cada unidade do projeto Praça da Juventude prevê a construção de ginásio poliesportivo coberto, cuja infraestrutura completa, conforme Memorial Descritivo, apresenta-se em módulos divididos em:

Quadra poliesportiva coberta.
Pista para salto triplo.
Pista para salto a distância.
Pista para caminhadas.
Quadra de vôlei de praia.
Área de exercícios e alongamento.
Campo de futebol society.
Pista para skate.
Teatro de arena com palco.
Centro de convivência com salas para ginástica, terceira idade, administração, reuniões, sanitários e outros.
Quiosque de alimentação.
Vestiários/sanitários.
Arquibancadas.
Bebedouros.
Grama natural/sintética.
Sanitários com acesso para pessoas com deficiência.
Sistema de iluminação específico para cada pista.
Paisagismo.
Totem.