Projetos Amigos do Peso e Viva Bem no Sertão que Combatem doenças Crônicas Beneficiam População Parambuense

viva 5Dois importantes Projetos vêm beneficiando a população parambuense. Um desenvolvido pelo NASF (Amigos do Peso) e outro desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde, (Viva Bem no Sertão) com a coordenação de Neto Noronha.

O Objetivo desses dois Projetos é combater a incidência de doenças crônicas no município, responsáveis pela maioria das mortes tanto no estado como no País, perfazendo um total de 72% da taxa de mortalidade no Brasil. São chamadas doenças crônicas não transmissíveis como a Hipertensão e a Diabete.

Com ao intuito de prevenir a obesidade que está diretamente relacionada ao surgimento dessas doenças, está sendo trabalhada a promoção da saúde para evitar problemas futuros e diminuir a taxa de mortalidade causada por essas doenças crônicas.

Segundo a Coordenação do NASF e do Projeto Viva Bem no Sertão, essas atividades físicas acontecerão todas as terças feira, na Praça da Juventude, a partir das 17h, contando com a participação de uma equipe multifuncional, nutricionista, dando uma palestra sobre Alimentação Saudável e prática de atividades físicas, que são o foco maior dos Projetos.

Projeto Viva Bem no Sertão é um Projeto da Fundação Mundial do diabético, da Organização Pan-americana de Saúde, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Conselho Nacional dos Secretários de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Parambu.

Parambu, Tauá, Arneiroz e Aiuaba são pilotos aqui no Ceará, os primeiros municípios a implantar esse Projeto.

A Coordenação comunicou também que os Projetos serão expandidos para outros bairros e para o interior do município, para que a população possa ter acesso a esses serviços e ter acesso a esses serviços de Promoção à saúde.

PMP Midia