Saúde de Parambu em Destaque: Estado Concede Certificação SELO BRONZE em 03 Unidades de Saúde do Município

ubs caixa dáguaTrês Unidades de Saúde de Parambu: Caixa D'água, Juazeiro e Gavião receberam nessa Quarta Feira, 18 de Abril a certificação SELO BRONZE, em reconhecimento pelo grande trabalho realizado na área da saúde no município.

É um reconhecimento extraordinário, que comprova a qualificação dos profissionais da saúde do município, desde a Secretária Enilzete ao mais humilde servidor, que tem se doado para este grande feito, inédito em Parambu.

O Projeto e premiação do Selo Bronze de Qualidade do Programa de Qualificação da Atenção Primária – APSUS visa à qualidade no atendimento ao cidadão, e a qualificação de cada profissional da área da saúde na rotina de trabalho. A ação foi criada através do Governo Estadual buscando as relações entre o estado e os municípios, no fortalecimento das capacidades de assistência e de gestão, implantando as Redes de Atenção à Saúde na complementação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A iniciativa do Governo do Estado é uma forma de reconhecimento às UBSs, através de suas equipes da atenção primária, que se destacaram no atendimento à população.

A AVALIAÇÃO

Para receber a qualificação, as unidades básicas passaram por uma avaliação criteriosa que verifica mais de 100 itens, entre estrutura física e processos de trabalho. “As nossas UBSs, Caixa D'água, Juazeiro e Gavião, foram rigorosamente avaliadas e certificadas com o Selo Bronze”, comemora a Secretária de Saúde de Parambu, Dra. Enilzete Noronha. um reconhecimento do trabalho e do apoio da nossa gestão que tem feito de tudo para que a população parambuense receba o melhor atendimento e uma atenção muito mais especial, disse a Secretária.

Selos de Gestão da Qualidade na Atenção Primária à Saúde - PARAMBU É DESTAQUE

O Projeto QualificaAPSUS Ceará conta também com a avaliação da qualidade na Atenção Primária à Saúde (APS), que atribuirá selos às equipes de saúde que alcançarem os padrões de qualidade esperados.

Para avaliar a qualidade na APS, instituiu-se o “Instrumento para Avaliação da Qualidade na Atenção Primaria à Saúde”. A aplicação do instrumento possibilita:

- verificar o estágio de desenvolvimento alcançado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- identificar as não conformidades;
- desenvolver planos para correção das não conformidades ou para melhoria contínua.

O Instrumento considera para cada Selo dois grandes eixos de análise:

- A Gestão da Unidade: infraestrutura, recursos humanos, recursos materiais e tecnológicos, gerenciamento de risco, entre outros;
- Os Atributos da Atenção Primária à Saúde: primeiro contato, longitudinalidade, integralidade, coordenação, centralização familiar e orientação comunitária.

Parabéns a todos pela grande conquista.