Realizada Com Sucesso em Parambu a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

conferencia 512No dia 27 de março de 2019, às 08h00minh, no Centro de Referência da Assistência Social do Bairro Vila Nova, aconteceu a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o Tema central: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas, promovendo um debate para elaboração de diretrizes sobre os Eixos temáticos:

• Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas.
• Sub-eixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.
• Educação: assegurando direitos e emancipação humana.
• Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.
• Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

A programação se desenvolveu ao longo do dia com informações relevantes à comunidade no que se refere aos direitos da Pessoa Idosa. Na ocasião, se fizeram presentes todos os equipamentos da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, bem como entidades não governamentais tais como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselhos de Direitos, Imprensa e Mídia Local. O evento contou com a participação dos Vereadores Tiago Gomes, Vital Feitosa e Fátima Feitosa. Contou também ainda com a presença de secretários deste município.

Na oportunidade, a Conferencista Magna, Raniela Batista, Assistente Social e Técnica de Gestão do Município de Quiterianópolis, abordou o tema em discussão e logo após formou-se os grupos para elaboração de propostas para diretrizes municipais, estaduais e federais. Ademais, a equipe de profissionais da Assistência Social apresentou através de encenação, as principais formas de violação de direitos praticadas em face da pessoa idosa.

O evento teve como principal organizadora, a Presidente do Conselho do idoso, a Sra. Eliane Alves de Oliveira, com o apoio de todos os equipamentos da Assistência Social, bem como, da Secretária do Trabalho e Assistência Social Nilda Noronha.