Realizada em Parambu Reunião Ampliada do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

evento 15
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Parambu – CONSEA promoveram neste dia 07 de agosto de 2019, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, importante REUNIÃO AMPLIADA, tendo como tema central “Agenda de Segurança Alimentar e Nutricional: Desafios e Possibilidades”.
 
O objetivo foi de Ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar, garantindo a todos os Direitos Humano à Alimentação Adequada, assegurando a participação social e a gestão intersetorial, na Política e no Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional.
 
Apesar da saída do Brasil do Mapa Mundi da Fome em 2014, a insegurança alimentar e nutricional, nas suas formas grave, moderada e leve, ainda persiste no Brasil, especialmente entre grupos populacionais específicos, tais como a população negra, os povos indígenas e os povos de terreiros e comunidades tradicionais, especialmente as comunidades quilombolas, bem como as populações mais vulneráveis. 
 
Além disso, diversos indicadores nutricionais apontam para os impactos negativos do sistema alimentar hegemônico na saúde da população. É o caso do aumento dos índices de obesidade e sobrepeso, um fato preocupante que requer profunda reflexão sobre o tipo de alimentação que está disponível as famílias brasileiras e sobre as estratégias necessárias para garantir o acesso a uma alimentação adequada e saudável. 
 
Durante essa reunião ampliada foram eleitos 06 delegados e seus respectivos suplentes que representarão o município de Parambu na Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional em Tauá, que acontecerá dia 13 de agosto, garantindo a participação das organizações governamentais e não governamentais cumprindo as normas estabelecidas pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional. 
 
A reunião teve como palestrante, a nutricionista da educação e membro do conselho Geyce Cavalheiro e foram discutidos alguns eixos:
1 - Estratégias para garantir o direito humano à alimentação adequada
2 - Mobilização social: caminhos para avançar na agenda de segurança alimentar e nutricional 
3 - Perspectivas para o fortalecimento do sistema de segurança alimentar e nutricional
 
Ao final foram elaboradas propostas em cada eixo visando a melhoria da política de segurança alimentar e nutricional nas 3 esferas de governo.
 
Estiveram presentes ao evento diversas organizações e lideranças políticas e comunitárias. Dentre elas o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Eliezer Domingues de Oliveira, Vice Presidente Antônio Lopes Lima
E a Secretária Rejane Lopes Lima.
 
FOTOS
 

WhatsApp Share

 

Qual serviço você procura?


icone agricultura
Agricultura


icone assistencia
Assistência Social


icone cultura
Cultura

icone educacao
Educação

icone esportes
Esportes

icone financas
Finanças

icone infraestrutura
Infraestrutura

icone planejamento
Planejamento

icone meioambiente
Meio Ambiente

icone saúde
Saúde

icone segurança
Segurança

icone transporte
Transporte

 

 

licitacoes3

iptu

ENDEREÇO E CONTATOS

Rua Juscelino Kubitschek, nº 85
Centro - Parambu - Ceará - CEP 63.680-000
(88) 3448-1780
PARAMBU logo 2017

PREFEITURA NAS REDES SOCIAIS 

icon facebook  icon twitter  icon instagram