Alunos de Parambu são Destaques na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática

obemep 13
Vários alunos das escolas públicas de Parambu foram destaques na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

Os nossos parabéns vão pra os alunos premiados, professores e núcleos gestores das escolas de PARAMBU, que colaboraram para alcançar esse resultado e aos demais alunos que participaram da OBMEP 2018.

Os professores e gestores foram quem contribuíram e organizaram a OBMEP 2018 nas escolas, prepararam os alunos, aplicaram e corrigiram as provas da 1ª Fase e incentivaram os alunos a participar da 2ª Fase.

A Escola Francisco Alves Teixeira, da rede municipal de Ensino de Parambu, pelo segundo ano consecutivo foi CAMPEÃ da Fase Regional do Ceará Científico 2018, na categoria Pesquisa Junior – Ensino Fundamental.

O evento ocorreu nesta sexta-feira 23/11. na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade em Tauá, com apresentação de projetos em 8 categorias e momentos culturais.

O Ceará Científico Fase Regional é uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e culturais, no âmbito das escolas públicas da Região dos Inhamuns.

Com o projeto “As Redes Sociais e sua influência na sociedade”, os alunos Amanda Gomes Noronha e Davi Lopes Lima Farias, orientados pelo professor Lucas Torquato, se destacaram entre os projetos apresentados da Categoria Pesquisa Junior – Ensino Fundamental, o próximo passo é a etapa estadual.

A Secretaria Municipal da Educação, deu todo o suporte para a realização do projeto, a Secretária Keylla Torquato, acompanhou de perto e ficou muito satisfeita com o resultado e a desenvoltura dos alunos.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

A OBMEP é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. A partir de 2012, esse critério mudou. Os alunos de escolas chamadas de seletivas - aquelas que possuem um critério de seleção para ingresso- disputam apenas 20% das medalhas de ouro do 6º ao 9º ano e 50% no ensino médio (ver regulamento abaixo). Os restantes 80% e 50% (respectivamente) são como cotas reservadas às escolas que não fazem seleção alguma para admissão. Professores, escolas e Secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.

Parabéns aos alunos premiados, professores, aos núcleos gestores das escolas de PARAMBU, que colaboraram para alcançar esse resultado e aos demais alunos que participaram da OBMEP 2018.

licitacoes3