Alunos de Parambu são Destaques na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Categoria: Educação
obemep 13
Vários alunos das escolas públicas de Parambu foram destaques na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática.
 
Os nossos parabéns vão pra os alunos premiados, professores e núcleos gestores das escolas de PARAMBU, que colaboraram para alcançar esse resultado e aos demais alunos que participaram da OBMEP 2018.
 
Os professores e gestores foram quem contribuíram e organizaram a OBMEP 2018 nas escolas, prepararam os alunos, aplicaram e corrigiram as provas da 1ª Fase e incentivaram os alunos a participar da 2ª Fase.
 
A Escola Francisco Alves Teixeira, da rede municipal de Ensino de Parambu, pelo segundo ano consecutivo foi CAMPEÃ da Fase Regional do Ceará Científico 2018, na categoria Pesquisa Junior – Ensino Fundamental. 
 
O evento ocorreu nesta sexta-feira 23/11. na EEEP Monsenhor Odorico de Andrade em Tauá, com apresentação de projetos em 8 categorias e momentos culturais.
 
O Ceará Científico Fase Regional é uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e culturais, no âmbito das escolas públicas da Região dos Inhamuns.
 
Com o projeto “As Redes Sociais e sua influência na sociedade”, os alunos Amanda Gomes Noronha e Davi Lopes Lima Farias, orientados pelo professor Lucas Torquato, se destacaram entre os projetos apresentados da Categoria Pesquisa Junior – Ensino Fundamental, o próximo passo é a etapa estadual.
 
A Secretaria Municipal da Educação, deu todo o suporte para a realização do projeto, a Secretária Keylla Torquato, acompanhou de perto e ficou muito satisfeita com o resultado e a desenvoltura dos alunos.
 
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
 
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
 
A OBMEP é dirigida aos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. A partir de 2012, esse critério mudou. Os alunos de escolas chamadas de seletivas - aquelas que possuem um critério de seleção para ingresso- disputam apenas 20% das medalhas de ouro do 6º ao 9º ano e 50% no ensino médio (ver regulamento abaixo). Os restantes 80% e 50% (respectivamente) são como cotas reservadas às escolas que não fazem seleção alguma para admissão. Professores, escolas e Secretarias de Educação dos alunos participantes também concorrem a prêmios.
 
Parabéns aos alunos premiados, professores, aos núcleos gestores das escolas de PARAMBU, que colaboraram para alcançar esse resultado e aos demais alunos que participaram da OBMEP 2018.
 
 
PMP Mídia