Na última sexta-feira (14), encerrou-se a primeira programação do projeto "Valorização e Preservação da Fauna Silvestre" em Parambu, município localizado no Ceará. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Parambu, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Parambu, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e a Secretaria de Educação.
O projeto tem como objetivo desenvolver ações e atividades educativas que possibilitem a reflexão sobre questões socioambientais, especialmente relacionadas à biodiversidade da fauna do Bioma Caatinga. A proposta metodológica inclui a realização de roda de conversa com as comunidades visitadas, visando à articulação e mobilização para a participação nas atividades.
Durante a programação, que ocorreu de 10 a 14 de abril deste ano, a equipe de Educação Ambiental – EEA e o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS da Superintendência do IBAMA no Estado do Ceará, visitaram as comunidades de Oiti/Mundo Novo, Projetos de Assentamento de Reforma Agrária Federal Serra das Moças e dos Caboclos, Serra dos Limas, inspeção no açude público "Puiu", Cachoeira dos Rufinos e Vieira Gomes.
No primeiro dia, houve uma reunião na localidade de Oiti com a comunidade para discussão sobre a retomada das atividades do projeto e soltura das aves silvestres. O projeto também incluiu palestras em escolas municipais e visitas a rádios locais para entrevistas.
O projeto é de grande importância para a preservação da fauna silvestre na região e para a conscientização das comunidades locais sobre a necessidade de conservação da biodiversidade. A realização da primeira programação do ano foi um sucesso e espera-se que novas iniciativas possam ser realizadas em breve.